ENTENDENDO AS REGRAS DO ESPORTE – PARTE 6 (Equipamentos de Proteção)

ENTENDENDO AS REGRAS DO ESPORTE – PARTE 6 (Equipamentos de Proteção)

483
0
COMPARTILHAR

Os jogadores de futebol americano são protegidos por uma verdadeira armadura, e graças a essa proteção, as lesões são bem mais raras do que deveriam ser num esporte onde os contatos, as trombadas, e as pancadas não são nem um pouco leves.

Em 1915, o uso do capacete passou a ser obrigatório, e nos anos 50, outro acessório também passou a ser imprescindível: o shoulder pad, que é usado para proteger o dorso. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, os equipamentos de segurança, se tornaram ao mesmo tempo, leves e resistentes. Somando todos os componentes, uniforme de um jogador, pesa cerca de 10kg e custa em torno de 1.500 dólares (aproximadamente 5.400 reais).*

*Cotação do dia 27/05/2016

Os componentes do equipamento são:

Capacete: feito de policarbonato de plástico ou polietileno, o que o torna leve e resistente. Junto ao capacete, os jogadores utilizam o chin strap e o protetor bucal (geralmente feitos sob medida). São usados para proteger, respectivamente, o queixo e os dentes.alabama15speedpl8004622

Por ser o jogador responsável por comandar as jogadas de ataque da equipe, o quarterback, tem um ponto eletrônico anexado ao capacete, através do qual ele ouve as orientações do treinador, em relação a qual jogada deverá executar. Alguns atletas da posição preferem usar uma espécie de bracelete, onde fica uma relação das principais ações ofensivas do time.

Abaixo os golpes baixos: Em um esporte tão brusco como o futebol americano, é importante proteger as partes inferiores do corpo. Para tanto, os atletas usam um acessório chamado de pads. Esse componente nada mais é que uma peça plástica com revestimento de borracha. São encaixados nos bolsos internos da calça.

02-starter-set-315-2123931Além dos pads, os jogadores utilizam também protetores de coxa, de quadril, de cóccix, caneleiras, joelheiras e a coquilha, que protege os órgãos genitais.

Luvas: São diferentes de acordo com as posições dos jogadores. As peças utilizadas pelos corredores, recebedores e lançadores, pesam cerca de 200 gramas e possui a palma revestida por um plástico aderente para impedir que a bola escorregue. adidas-adult-scorch-destroy-football-lineman-gloves-2Já as luvas usadas pelos atletas que jogam na linha e também no papel de bloqueador (tem a função de proteger o QB) pesam aproximadamente 500 gramas. Na parte dos dedos, possuem enchimentos e proteção de alumínio que servem para evitar torções.

31580009-UA-YardMidChuteiras: São parecidas com as chuteiras do futebol (soccer), mas não chegam a ser exatamente iguais. As travas variam de acordo com as posições de cada jogador. Os bloqueadores, por precisarem de maior tração, usam travas mais altas (cerca de 2,5 cm). Passadores e linemens utilizam travas médias, com altura de 1,8 cm. Corredores e recebedores, por serem posições que precisam de muita velocidade e durante as jogadas mudam muito de direção, usam travas mais finas e baixas, com altura em torno de 1,3 cm.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA