COMPARTILHAR

O JOGO

A partida de futebol americano é disputa entre 2 times com 11 jogadores cada durante uma investida. Cada equipe é formada por: time de ataque, time de defesa e time especial, podendo chegar a ter até 75 atletas no plantel. O objetivo do time de ataque é avançar até o outro lado do campo, levando a bola até a “end zone”, e isso pode ser feito por jardas terrestres (corrida) ou jardas aéreas (lançamento). Já o time de defesa tem a função de impedir os avanços, e eventualmente até pontuar, desde que intercepte o ataque e alcance a “end zone”. Caso o time de ataque consiga pontuar ou perca a posse de bola, a jogada é finalizada e as equipes invertem as funções.

Investida: Cada investida de ataque é formada por 4 downs (termo usado para as tentativas de avanço durante o ataque) para que o time consiga avançar o mínimo de dez jardas. Quando isso ocorre dizemos que ele conseguiu um “first down”. Se o time não conseguir o avanço mínimo, os times trocam os jogadores de ataque pelos de defesa.

4º down: tentativa do time de fazer a última descida. Se perder a bola, o jogo segue de onde a jogada parou.

Punt: É o chute de reposição de bola. Nesse caso podem ocorrer 3 situações, sendo elas: retorno (O jogador do time que recebe o chute pega a bola e consegue sair correndo), fair catch (o jogador pega a bola e não tenta o retorno) ou saída da bola pela lateral, nestes casos, a jogada segue de onde parou. E a última situação é a recuperação da bola pelo time que fez o chute, que acontece se um jogador de defesa tentar pegar a bola e deixá-la cair. Neste caso, o jogador de ataque pode avançar para a end zone e tentar o touchdown.

Não é a vontade de vencer que importa – todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.

(Paul Bear Bryant técnico de futebol americano)

Aguardem os próximos capítulos desta série de matérias sobre as regras do jogo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA