O JOGO
A partida de futebol americano é disputa entre 2 times com 11 jogadores cada durante uma investida. Cada equipe é formada por: time de ataque, time de defesa e time especial, podendo chegar a ter até 75 atletas no plantel. O objetivo do time de ataque é avançar até o outro lado do campo, levando a bola até a “end zone”, e isso pode ser feito por jardas terrestres (corrida) ou jardas aéreas (lançamento). Já o time de defesa tem a função de impedir os avanços, e eventualmente até pontuar, desde que intercepte o ataque e alcance a “end zone”. Caso o time de ataque consiga pontuar ou perca a posse de bola, a jogada é finalizada e as equipes invertem as funções.
Investida: Cada investida de ataque é formada por 4 downs (termo usado para as tentativas de avanço durante o ataque) para que o time consiga avançar o mínimo de dez jardas. Quando isso ocorre dizemos que ele conseguiu um “first down”. Se o time não conseguir o avanço mínimo, os times trocam os jogadores de ataque pelos de defesa.
4º down: tentativa do time de fazer a última descida. Se perder a bola, o jogo segue de onde a jogada parou.
Punt: É o chute de reposição de bola. Nesse caso podem ocorrer 3 situações, sendo elas: retorno (O jogador do time que recebe o chute pega a bola e consegue sair correndo), fair catch (o jogador pega a bola e não tenta o retorno) ou saída da bola pela lateral, nestes casos, a jogada segue de onde parou. E a última situação é a recuperação da bola pelo time que fez o chute, que acontece se um jogador de defesa tentar pegar a bola e deixá-la cair. Neste caso, o jogador de ataque pode avançar para a end zone e tentar o touchdown.
Não é a vontade de vencer que importa – todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.
(Paul Bear Bryant técnico de futebol americano)
Aguardem os próximos capítulos desta série de matérias sobre as regras do jogo.