COMO É DISPUTADA A NFL

COMO É DISPUTADA A NFL

372
0
COMPARTILHAR

É muito comum as pessoas terem algumas dificuldades de entender como é o funcionamento da NFL, logo quando começam a acompanhar as partidas. Por isso, o site Field Goal Brasil vai explicar como é feita a divisão das equipes e a fórmula de disputa.

CONFERÊNCIAS

Antes de tudo, é importante saber quais são as duas conferências, suas respectivas divisões e quais os quatro times que formam cada uma delas.

AFC (Conferência Americana)

Esta conferência é formada pelos seguintes times: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets (East/Leste), Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers (North/Norte), Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans (South/Sul) e Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, San Diego Chargers (West/Oeste)

NFC (Conferência Nacional)

Já a chamada Conferência Nacional é composta por Dallas Cowboys, New york Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins (East/Leste), Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings (North/Norte), Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers (South/Sul) e Arizona Cardinals, St.Louis Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks (West/Oeste).

PRÉ-TEMPORADA: A PREPARAÇÃO DOS TIMES

Acontece entre agosto e setembro, cada equipe faz quatro amistosos contra outras equipes da NFL sendo dois em casa e dois fora, a pré-temporada serve para testar jogadores e novas formações que serão usadas durante a temporada regular.

TEMPORADA REGULAR

Entre setembro e janeiro é disputada a Temporada Regular. É como se fosse a primeira fase do campeonato (fase de classificação). Essa etapa dura um total de 17 semanas, e cada time tem uma semana de folga. A maioria dos jogos acontecem aos fins de semana, sendo que poucas partidas jogadas aos sábados. A definição dos jogos é feita da seguinte maneira:

  • Cada um dos quatro times da mesma divisão se enfrentam em partidas de ida e volta, dando um total de seis jogos.
  • Uma partida contra cada equipe de cada uma das divisões da mesma conferência. Nesses confrontos, os adversários são definidos através de um sorteio.
  • O mesmo critério é usado para definir os quatro jogos que cada equipe faz contra times de divisões pertencentes à outra conferência.
  • Por fim, os dois últimos jogos da temporada regular são definidos por meio de um critério adotado pela NFL, que consiste em um sistema de cálculos.

PLAYOFFS: A PARTE FINAL DA TEMPORADA

Em janeiro acontece a disputa dos playoffs, realizado em confrontos únicos e eliminatórios com a participação dos campeões de cada umas oitos divisões mais os dois melhores de cada conferência que não ganharam a divisão (Wild-Card).

Os quatro campeões de divisão de cada conferência são classificados de 1 a 4, com base nas campanhas que fizeram. Os times que avançaram pelo Wild-Card enfrentam as equipes 5 e 6.

A primeira semana dos playoffs é conhecida como “Wild Card Weekend”, e geralmente acontece no primeiro fim de semana de janeiro. Os times 1 e 2 não jogam nessa semana, enquanto a “equipe 3” enfrenta a “equipe 6”, e a “equipe 4” joga contra a “equipe 5.

Na segunda semana, ocorre a disputa da “Divisional Playoff”. Essa etapa equivale à semifinal da disputa de cada conferência. Nestes jogos, “a equipe 1” encara a pior equipe classificada na semana anterior, e a “equipe 2” mede forças contra o melhor time classificado nos jogos da “Wild Card Weekend”.

As finais das conferências acontecem na casa do time que teve a melhor campanha na temporada regular, e são disputadas na terceira semana. Esses jogos são “um aperitivo” para o Super Bowl, momento ápice da temporada.

SUPER BOWL: O GRAN FINALE DA TEMPORADA

O Super Bowl é mais que uma simples disputa do título da temporada, decidida entre o campeão de cada conferência. Além do jogo, o público tem diversas atrações, e nos intervalos dos jogos shows com grandes nomes da música, e artistas renomados, agitam a torcida e também que assiste pela TV. Só para se ter uma ideia já participaram do “Halftime Show” nomes como: Michael JacksonPrince,  Queen Latifah, Phil CollinsChristina AguileraEnrique Iglesias,  Ben StillerAdam Sandler,  Britney Spears, U2,  Justin Timberlake, Paul McCartney, The Rolling Stones, The Black Eyed Peas, Beyoncé, Bruno MarsRed Hot Chili Peppers, Katty Perry, Coldplay,  e Bruno Mars. Resumindo, o evento é muito mais que um jogo. É um verdadeiro espatáculo, com ou sem a bola oval. O Super Bowl é realizado sempre em um local pré-determinado e no primeiro domingo de fevereiro.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA